segunda-feira, 7 de agosto de 2017

1° Kipupinha Malunguinho


1° Kipupinha Malunguinho

Enfim, vamos realizar um antigo sonho... Fazer dentro do Kipupa Malunguinho, o Kipupinha, um espaço infantil e lúdico dos saberes da Jurema para todos e todas juremeirozinhos e juremeirazinhas e crianças de todas as tradições.

Esse espaço, foi pensado para dar atenção especial na formação afro indígena, na auto-estima e fortalecimento da identidade de nossas crianças de terreiro. No evento, a cada ano, mais e mais crianças participam e adoram vivenciar este dia de celebração com muita energia e troca de saberes na Mata Sagrada. Portanto, ter um espaço especial lúdico e bem cuidado para estes e estas crianças se fez necessário, pois temos que cuidar de nossas sementinhas e de nosso futuro com muito zelo e afeto.

Esse foi um bom recado de Malunguinho, que nos orientou a iniciar um processo de formação dessas crianças, divertindo elas e trazendo os pais e mães para perto deste processo de empoderamento em nossas raízes religiosas e culturais. A Jurema mandou, os caboclinhos aprovaram, os erês adoraram, e vamos fazer uma linda festa para os herdeiros de nossas belezas e sensibilidades espirituais.

Essa atividade é uma elaboração coletiva do Quilombo Cultural Malunguinho, o Ilê Axé Orixalá Talabí (realizador do 1° Encontro Nacional de Crianças de Axé) e do Caçando Estórias.

PROGRAMAÇÃO DO 1° KIPUPINHA MALUNGUINHO
24 de Setembro de 2017

10:30h – Cortejo com cestinhas de oferendas para as matas sagradas.

14:00 – Abertura do Espaço do Kipupinha Malunguinho com a atividade do Caçando Estórias – Kemla Baptista (contação de histórias da Jurema).

14:30 – Vivência para Construção coletiva do Painel Lúdico Educativo dos Reis Malunguinho e brincadeiras.

15:30 – Apresentação das Crianças da Jurema e do Painel de Reis Malunguinho no Palco Principal do Evento.

16:00 – Distribuição do Tradicional Cosme e Damião para as Crianças e brindes.

16:00 ás 17:00 – Abertura do Parquinho para Recreação.

Sobô Nirê Mafá!

Salve as crianças!

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário: