terça-feira, 11 de julho de 2017

Defesa de mestrado sobre a Jurema Sagrada e seu cosmo acontece dia 11 de Agosto de 2017 na UNICAP


Defesa de mestrado sobre a Jurema Sagrada e seu cosmologia acontece dia 11 de Agosto de 2017 na UNICAP 

Convite para defesa de mestrado - Juremologia

Enfim chegou o momento da defesa de minha carinhosa dissertação de mestrado. Estamos a um mês da data que me levará ao título de mestre, ou não (rsrsrs). Será que sou o primeiro juremeiro a defender uma dissertação sobre a religião? Gostaria de saber...

Estou feliz com o trabalho. Escrevi muito, trabalhei muito, me dediquei até não poder mais. Quase me custou a alma, mas entreguei aos estudos e à Jurema tudo que pude para poder escrever cientificamente o que era um sonho há anos.

A dissertação tem quatro capítulos e trata basicamente de três pontos principais:

1 – Sistematização do debate bibliográfico e histórico sobre a Jurema;

2 – Etnografia da Jurema de Recife e Região Metropolitana, na busca de identificar e sistematizar os pontos que formam os elementos cosmológicos principais e estruturais da religião, e;

3 – A sistematização do debate sobre a juremologia e estudos acadêmicos teológicos afro indígenas, política pública e educação do povo de Terreiro em Pernambuco.

Conto com a presença dos amigos e amigas que me ajudaram. Àqueles e àquelas que me cobriram de luz nos momentos que quase entrava no escuro total. Aos que me respeitaram e me deram força de verdade, e conto com todas e todos que me desejaram o bem e o mal, afinal um não vive sem o outro, e a Jurema não é maniqueísta. ;)

 Salve a fumaça! Sobô Nirê Mafá!

Serviço:

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
COORDENAÇÃO DE PESQUISA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Mestrando: Alexandre L’Omi L’Odò

Tema: JUREMOLOGIA:
Uma busca etnográfica para sistematização de princípios da cosmovisão da Jurema Sagrada

Orientador: Sergio Douets
Co-orientadora: Zuleica Dantas

Banca:

Roberta Bivar Carneiro Campos – PPGA – UFPE
Gilbraz Aragão – PPGCR – UNICAP

Data: 11/08/2017

14h

Auditório do bloco G4 – 3° andar – UNICAP

Alexandre L’Omi L’Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário: